Mary & Max: Uma Amizade Diferente (2009)

Olá pessoal! Chegou o dia de mais uma super dica de filmes! =D

A recomendação de hoje é de um filme australiano de 2009, que com certeza passou batido por muitos, por não ser um blockbuster que ocupa salas do cinema brasileiro por aí. Porém, é justamente por isso que essa história tem um que tão maravilhoso, e que eu adorei quando assisti! O filme se chama Mary & Max: Uma amizade diferente!


Essa animação conta a história de Mary, uma menina australiana que possui uma família problemática, e por conta disso e de sua aparência, vive uma vida muito solitária. Sem muitas esperanças, ela acaba encontrando um amigo ao trocar correspondências com uma pessoa que vive do outro lado do mundo: Max, um senhor de meia idade que vive sozinho em Nova York, tem problemas de obesidade, e sofre de Síndrome de Asperger, uma espécie de autismo muito grave. No começo Max, que é cheio de manias e paranoias, não se sente à vontade de trocar mensagens com a menina, mas logo o contato entre eles passa a ser essencial, e muda a vida dos dois de uma forma apaixonante.

Mary e Max é todo feito com bonecos de massa de modelar em stop-motion, técnica já consagrada utilizada em diversos outros filmes, como A Fuga das Galinhas. Mas o que diferencia esta animação belíssima é justamente a carga dramática da história, que possui muitas cenas divertidas para agradar o público infantil, como também diversos momentos em que as coisas tomam rumos bem sombrios, como as crises de ansiedade que Max tem, toda vez que alguma coisa de sua rotina muda. A Síndrome de Asperger de Max é retratada fielmente, com todos os seus sintomas, e fica difícil de imaginar como que pessoas no mundo todo enfrentam diariamente essa aflição. Mas apesar de todo seu sofrimento, o personagem dele rouba a cena em diversas partes do filme, causando muita afeição pela inocência na sua forma de ver o mundo. Mesmo tratando de temas tão difíceis para uma animação, a amizade entre Mary e Max atravessa ao anos, trazendo sempre uma pequena esperança em suas vidas, de que um dia irão finalmente se encontrar, e isso é o mais bonito do filme, que chega a emocionar.

O filme é todo rodado em tons pálidos: preto e branco para Max, e sépia para Mary, para refletir seus estados de espíritos.
No elenco de dubladores temos atores famosos, como Toni Collete, Eric Bana, e o saudoso Philip Seymour Hoffman, no papel de Max. O filme estreiou na premiere do Festival de Sundance de 2009, mas recebeu uma visibilidade muito pequena nos cinemas americanos... Aqui no Brasil então, nem se fala. Mas, se puderem, confiram essa pérola belíssima de animação! Tenho certeza que não vão se arrepender, e vão se emocionar com o final!

Bom, por hoje fico por aqui com a resenha! Até a próxima!

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.